PRVW

PRVW

Operando desde 1986 no mercado de Jornalismo Empresarial e online desde 96, a Preview é a mais antiga empresa brasileira exclusivamente voltada ao fornecimento de conteúdos jornalísticos para new media. Fornecedora de empresas como J.P.Morgan, GE-Dako, LG Electronics e Folha de S. Paulo, entre várias outras, a Preview conta com uma equipe de redação em São Paulo, além de correspondentes no País e Exterior.

Conversa Ao Pé Da Fogueira

“É excitante considerar o efeito do fogo no reforço dos laços sociais” - Richard E. Leakei e Roger Lewin

Dizemos em nossas falas e escritos: quanto mais horizontal for o estilo de administração de uma organização ou pessoa, mais diálogo existirá e mais propicio ao desenvolvimento será o ambiente como um todo. Richard E. Leakei e Roger Lewin escreveram: “as conversas no passado eram ao pé da fogueira.

O fogo não apenas fornecia calor mas também estimulava o relacionamento social até a noite, quando a fogueira seria o centro do grupo social. Assim, enquanto as chamas mantinham afastados possíveis predadores, estavam também aproximando as pessoas, dando-lhes luz, aumentando a oportunidade de contarem estórias, criar mitos e rituais, como também de planejar as tarefas do dia seguinte.”

Alcançar esse estágio ainda é tarefa prioritária de cada um e deve ser estimulada por todos aqueles que de alguma forma podem facilitar o acesso aos meios. Agir nessa direção é representar adequadamente o papel de formador de opinião; é mais que isso, é uma oportunidade de indicar o futuro participando da construção do presente.

Hoje, atavicamente nos mantemos ligados ao fogo, apenas substituímos a fogueira pelo computador, ou o telefone, ou ainda qualquer outro meio de comunicação, porém, o calor que emana ainda aquece as pessoas e facilita o “planejar para o dia seguinte.”

De minha parte, e creio também da parte dos facilitadores deste espaço, ao criarmos o Periscope estamos trabalhando para aproveitarmos este atavismo, e neste sentido, assumo o compromisso de estar disponível para o continuo aprendizado, trocando idéias e percepções a fim aproveitar ao máximo as idéias geradas ou desenvolvidas nas “conversas ao pé da fogueira.”

Encerro revelando um hábito: desde a muito tempo menciono durante várias vezes ao dia o que abaixo escrevo; e isso, vem me fazendo muito bem.

QUE EU SEJA BASTANTE FORTE PARA SABER RECONHECER O QUANTO SOU FRACO, QUE EU SAIBA CONHECER-ME, QUE EU TENHA ÂNIMO PARA SEGUIR FELIZ TANTO PELOS CAMINHOS CÔMODOS E FÁCEIS MAS TAMBÉM NOS ÁSPEROS ONDE SE ENCONTRA AS DIFICULDADES. QUE EU ME DOMINE ANTES QUE PRETENDA DOMINAR OS DEMAIS. QUE EU CONSIGA AVANÇAR FIRME PARA O FUTURO SEM OLVIDAR O PASSADO.

Espero sinceramente que tenhamos vida longa…